Slowfashion

Palavra muito comentada na atualidade, o slowfashion é mais do que mera tendência na moda. O propósito desse conceito é produzir moda de maneira consciente, evitando ao máximo afetar o meio ambiente e os animais e respeitando os aspectos sociais e econômicos. Slowfashion é uma filosofia que vai contra o modelo atual da moda, o Fast Fashion. Acreditamos que a moda do jeito que conhecemos hoje está ficando obsoleta, especialmente por gerar exploração da mão de obra e até mesmo escravidão, poluição ao meio ambiente, ritmo desenfreado de produção que agrava o descarte e acúmulo de lixo. O único objetivo desse modelo de fabricação é vender mais e aumentar os lucros. Mas a conscientização está começando a falar mais alto e muitas marcas, começando a se posicionar contra esse modelo de produção.

No slowfashion, a ideia é ir devagar. Da coleta de matéria-prima ao design. Da produção à venda. Nós acreditamos que é possível ser uma empresa sustentável economicamente produzindo menos. E ao produzir menos, inserimos maior qualidade nas peças. Peças com maior durabilidade fazem com que a gente consuma menos, e, assim, crie menos lixo. O slowfashion defende as peças atemporais, feitas manualmente, em processos mais artesanais, que envolvam o comércio justo. Nos identificamos com ele, e queremos acrescentar ao “atemporal” nosso viés descontraído, confortável e divertido. Atemporal pode ter estampa, pode ter detalhes interessantes e continuar sendo usado sem considerar as tendências.

É através da busca de novos caminhos que a Descabida trabalha com materiais, design e produção evitando ao máximo o desperdício, valorizando a mão-de-obra local e procurando dar ao meio ambiente e sociedade alguma contribuição, seja reciclando materiais que seriam descartados, ou ainda se engajando com causas sociais. Queremos seguir um caminho de produção mais justo e responsável para com o planeta e seus seres.