Blog

Consumo consciente e a moda

O consumo consciente se tornou pauta mundial. Muitas marcas estão aderindo a ideia e formatando seus negócios para atender à demanda. A postura do consumidor mudou: ele está pesquisando mais sobre o produto que consome e sua origem, e exige das marcas um ideal limpo e justo. Para colaborar com essa mudança, é preciso mudar hábitos de consumo, para que compras por impulso sejam deixadas de lado, que é o que a cultura do “lowsumerism” prega. Para te ajudar a introduzir um pouco desse universo no seu dia-a-dia, seguem algumas dicas de como adotar a postura consciente.

consumo_consciente-slowfashion-armario_capsula-descabida-2

  • Sabe aquela peça que rasgou ou soltou algum botão? Ela é realmente descartável? Que tal uma reforma? Muitas possibilidades podem surgir a partir de uma peça. Abra a cabeça!
  • Esqueça o fast fashion! Invista em marcas que abracem a ideia do slowfashion, como a gente aqui na Descabida.  O produto final deve vir sempre antes do preço. Peças baratas tendem a ser descartáveis. Escolha qualidade.
  • Não quer mais usar a peça? Fácil! Invista em um consumo colaborativo. Essa ideie nada mais é que o famoso “vender” ou “trocar”. Além de ser econômico, você está dando para a peça mais uma chance, e isso é demais!
  • Apoiar marcas independentes é fundamental. Assim como a Descabida, muitos designers atuam de maneira independente, investindo em um comércio justo e ético, aderindo a tecidos sustentáveis, procedimentos manuais e valorizando a produção local.
  • Ao comprar uma peça, pense em todas as combinações possíveis que você pode gerar com ela. Não compre apenas porque é bonito, compre porque é funcional.

Os consumidores estão buscando produtos com significado. Peças que possuem a sua própria história e que faça diferença no mundo. Estimule essa atitude. A Descabida acredita no consumo do necessário e em passar transparência em sua essência. A moda mais consciente depende de cada um de nós. Abrace essa ideia!